Páginas

História da maquiagem


A história da maquiagem remonta aos primórdios da civilização.
No período do paleolítico, ou como mais conhecido “a era dos homens das cavernas” o homem começa a reunir-se em grupos cada vez maiores, a fixar-se mais à terra e a tornar-se cada vez mais sedentário. Com esta mudança radical na forma de viver, começam a aparecer os primeiros sinais de vaidade nas “sociedades” de então. 
É neste novo contexto social, que começam a aparecer os primeiros produtos de maquiagem à base de carvão para os olhos e outros materiais naturais.
Rainha Cleopatra, ícone de vaidade.
No auge do Império Egípcio, os faraós usavam maquiagem nos olhos, que funcionava como forma de destaque e também como meio para evitar olhar diretamente para Rá (o Deus-Sol egípcio).
Mais ou menos na mesma época, Cleópatra já usava pó khol nas pálpebras, assim como tomava banho de leite e usava argila no rosto. Sendo assim a fundadora da estética e dos cuidados com a pele.
Marylin Monroe, a musa de lábios
vermelhos.
A partir do século 17, pintar os lábios tornou-se usual, mas o grande impulso deu-se já no século 19com o aparecimento do primeiro estilista Charles Frederick Worth que abriu sua loja em Paris em 1858, a imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III era sua mais famosa cliente. Durante os 100 anos seguintes Paris firmou-se como autoridade em moda, trazendo para o mundo da maquilagem um novo alento, e com o surgimento de todo um novo ”mundo da moda e do glamour”, em grande parte popularizado com o lançamento da revista Vogue, em 1892.
Já no século 20, com o desenvolvimento da industria química fina os produtos de maquiagem tornam-se produtos de uso geral.
Os anos 70, marcados pelo Disco, trazem a variedade de cores que
tornaram-se populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, italiana e inglesa. 
Nomes como Chanel, Yves Saint Laurent e Dior e todos os grandes fabricantes ousavam e enchiam os olhos das mulheres de todo o mundo com suas criações cada vez mais tentadoras e sempre que  lançavam uma nova coleção de cores e formas para as roupas, lá vinha um tom de sombra específico para os olhos, uma nova cor de boca.
Em 80, os pigmentos evoluíram, assim como o conceito de protetor solar e preocupação com o envelhecimento da pele.
Nos anos 90 a era do benefício visível ganha importância vital. A haute couture toma rumos inteligentes nesta nova era. Estilistas ingleses de vanguarda como John Galliano e Alexander McQueen vêm dar uma ventilada nas conservadoras Dior e Givenchy, alterando mais uma vez a história da moda & make-up. Hoje podemos nos beneficiar do produto que colore e trata a pele, limpa, perfuma e protege os cabelos, como nunca antes na história da humanidade.
Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. A aparência, em manifestações diversas e imagens extremas, refletiu os processos de transformação. Os últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90.